segunda-feira, 28 de maio de 2012

ExAluna Vivianne Aguiar, Pedagoga entrevistada desta semana



Nossa entrevistada desta semana é uma Pedagoga muito especial. Sua história com o Colégio Módulo vem desde o início da construção deste sonho do Professor Sérgio Dantas. As remotas lembranças estão em uma pequena casa, primeiras instalações da escola, onde o compromisso com a boa educação já eram firmados.

Para Vivianne, “os conceitos de respeito, os valores trabalhados eram arraigados de forma tão saudável”, que atualmente continuam presentes na sua vida, influenciando positivamente em suas decisões.

O desejo de reencontrar os ex-colegas também é evidenciado por Vivianne, ela  afirma que este reencontro deveria ser “bem alegre, dinâmico, regado de muito afeto, assim como eram estabelecidas as relações entre todos nós que estivemos na escola desde seu início”.

Obrigado Vivianne Aguiar por compartilhar conosco sua história e por registrar também a história do Colégio Módulo.

Confiram a entrevista abaixo, comentem e curtam nossa página no facebook.

Blog ExAluno: Nome Completo?
Vivianne Aguiar: Vivianne Aguiar Souza dos Santos.

Blog ExAluno: Qual a sua profissão atual?
Vivianne Aguiar: Pedagoga, atuei como professora do Ensino Fundamental em escolas da rede particular de ensino de Aracaju, bem como Coordenadora de projetos sócio-educativos vinculados à Caixa Econômica e a Petrobrás.

Blog ExAluno: Quando e como iniciou sua história com o Módulo?
Vivianne Aguiar: A minha história com o Colégio Módulo tem muito tempo de vida; a julgar pelo fato de que essa ligação se deu desde os primeiros passos para a construção dessa instituição, em 1991. Eu e minhas duas irmãs fomos as primeiras alunas a nos matricularmos. Nossa, será que com estas informações entreguei a minha idade? rs

Blog ExAluno: Acha importante uma reunião com ex-alunos? como gostaria que acontecesse?
Vivianne Aguiar: Quanto a uma possível reunião envolvendo os ex-alunos do Colégio, não posso deixar de registrar que esse é um desejo que trago há muito tempo e que inclusive já comentei com muitos dos colegas com quem ainda tenho contato, como também com Tio Jorge, pessoa querida - patrimônio histórico do Módulo. rs. Sobre como ele deve ser? Penso que ele deve ser bem alegre, dinâmico, regado de muito afeto, assim como eram estabelecidas as relações entre todos nós que estivemos na escola desde seu início.

Blog ExAluno: Em qual série você e suas irmãs estudavam quando iniciaram aqui no Módulo?
Vivianne Aguiar: Quando fomos matriculadas no Colégio Módulo, eu e minhas irmãs cursávamos respectivamente as seguintes séries: infantil, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental.

Blog ExAluno: Qual a sua lembrança mais remota destes tempos, do que sente mais saudade?
Vivianne Aguiar: Nossa...são tantas as lembranças e cada um tão especial que fica difícil escolher. Mas há àquela que se faz presente em mim até os dias de hoje: o modo como a educação era tratada e executada por todos que faziam parte do Módulo. Os conceitos de respeito, os valores trabalhados eram arraigados de forma tão saudável, que hoje são p/ mim como tesouros, que me servem de norte no tocante as decisões que tomo em minha vida, bem como a forma como as coloco em prática.

Blog ExAluno: Qual a sua lembrança mais remota destes tempos, do que sente mais saudade?
Vivianne Aguiar: O colégio funcionava em uma casa pequenina de esquina, no Inácio Barbosa, tinha umas poucas salas, salve engano, cerca de 5 ou 6. Era de uma simplicidade tão caricata + que, em contra-partida, comportava um bem-querer ímpar para com o ato de ensinar, e tal sentimento se fazia notável em todas as pessoas e atividades ali executadas.

Blog ExAluno: Havia alguma brincadeira que gostava mais?
Vivianne Aguiar: Brincadeira da qual mais gostava? Essa sim, impossível escolher! Eu e meus colegas brincávamos muito, e todas as brincadeiras se tornavam especiais em detrimento dos sentimentos de carinho e união que nos envolviam. Toda hora era hora de brincadeira, até mesmo durante as aulas (que o diga os inúmeros professores com quem estudamos, especialmente, Tia Elna e Prof. Waldeck).

Blog ExAluno: E dos deveres e atividades? Algum que tenha tido alguma dificuldade e depois tenha alcançado êxito?
Vivianne Aguiar: Então, quem nunca ouviu falar da famosa apostila com expressões numéricas que o Prof. Sérgio Dantas nos entregava todos os anos, em sua 1ª aula de MAT? rs. Dificuldades? Quanto as expressões numéricas ensinadas pelo Prof. Sérgio ñ. Já em relação a aprendizagem de Inglês...nossa...até hoje resisto a aprender esta língua. Um crime isso...ainda mas para mim, que sou professora (rs)...+ é fato...esse tal inglês ñ conseguiu me conquistar. (rs)

Blog ExAluno: Deixe uma mensagem para os leitores do nosso blog.
Vivianne Aguiar: Nos dias atuais é bastante comum  recebermos muitos votos de amor eterno, de  felicidade, de realização de sonhos, de muita alegria, de muita paz, de uma vida feliz, etc. A eles quero acrescentar apenas duas palavras: Promessa e Perdão. Sem essas duas palavras nenhuma relação propriamente humana aconteceria. Pois a ação que move nossa vida, tem ela mesma duas faculdades em potencial: a imprevisibilidade e a irreversibilidade. Sobre elas Hannah Arendt, a pensadora da liberdade e do amor mundi, nos diz:

"A única solução possível para o problema da irreversibilidade - a impossibilidade de se desfazer o que se fez, embora não soubesse nem se pudesse saber o que se fazia - é a faculdade de perdoar. A solução para o problema da imprevisibilidade, da caótica incerteza do futuro, está contida na faculdade de prometer e cumprir promessas. As duas faculdades são aparentadas, pois a primeira delas - perdoar - serve para desfazer os atos do passado, cujos "pecados" pendem como espada de Dâmocles sobre cada nova geração; a segunda - obrigar-se através de promessas - serve para criar, no futuro, que é por definição um oceano de incertezas, certas ilhas de segurança, sem as quais não haveria continuidade, e menos ainda durabilidade de qualquer espécie, nas relações entre os homens."
Por isso, desejo a todos vocês que fizeram parte da construção da história do Colégio Módulo uma vida repleta de promessas e perdões.

Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário